Maio cinza vem para conscientizar sobre câncer de cérebro

Maio cinza vem para conscientizar sobre câncer de cérebro

Você sabia que o câncer de cérebro ocupa a décima posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e a décima primeira posição entre os homens?

Com o impacto da doença na vida dessas pessoas, o Maio Cinza vem conscientizar a população sobre o tipo de câncer.

Esses números tendem a ser muito maiores se forem considerados, também, os tumores benignos do sistema nervoso central (SNC), que compreende o cérebro e a medula espinhal.

Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro. A estimativa é que os tumores do SNC representem 3,1% do total de casos de câncer.

QUAIS OS SINTOMAS DO CÂNCER DE CÉREBRO?

O desenvolvimento do câncer de cérebro pode variar de acordo com o tipo de tumor e o local onde ele está instalado. Por isso, pode ser uma doença silenciosa, que progride sem manifestar sintomas.

No entanto, há alguns sinais que estão presentes em grande parte das pessoas com tumores cerebrais e merecem atenção:

Dor de cabeça com alarmes;
Por “alarmes” entende-se a presença de alguma manifestação incomum na dor de cabeça comum. Alguns exemplos são o surgimento de uma dor de cabeça nova (para quem nunca sente esse tipo de dor),mudança do tipo de dor de cabeça ou piora da intensidade (quando já se tem uma dor rotineira e ela fica mais forte com o passar do tempo).

Além disso, são considerados sinais de alerta:
O aumento da frequência, quando a dor aparece mais vezes ou quando a dor é fixa, aparecendo sempre no mesmo ponto.

Epilepsia;
Quando uma pessoa nunca passou por um episódio de epilepsia ou outras crises convulsivas — e nunca teve diagnóstico de doenças nesse sentido — e apresenta essa manifestação repentinamente, é preciso investigar a origem dessa ocorrência.

Perda de funções neurológicas;
Os chamados déficits focais – quando há perda de força ou do tato nos membros, por exemplo, ou, ainda, perda de visão ou de audição – podem ser sinais de alerta para um tumor comprimindo ou infiltrado em alguma área do cérebro.

As alterações da fala ou da capacidade intelectual também devem ser investigados o mais rapidamente possível. Alguns exemplos são:

  • Dificuldade de compreensão, raciocínio, escrita, cálculo e/ou reconhecimento de pessoas;
  • Alterações de comportamento (apatia, agitação ou agressividade).

Cuide-se e, se precisar, conte com a Onco! 

Fonte: SBCO – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Sem comentários

Postar um comentário