Psico-oncologia e o diagnóstico do câncer

Psico-oncologia e o diagnóstico do câncer

» Psico-oncologia e o diagnóstico do câncer

O diagnóstico do câncer traz inúmeras dúvidas, intensa ansiedade, tristeza e um grande medo do que poderá acontecer com a vida a partir deste momento. Sentimentos de fragilidade e de impotência podem aparecer com a doença, provocando ou agravando conflitos no paciente. Muitas responsabilidades, transtornos, preocupações que antes não existiam, passam a fazer parte do cotidiano tanto do paciente quanto de sua família.

A Psico-Oncologia representa a área de interface entre a Psicologia e a Oncologia e utiliza conhecimentos educacionais, profissionais e metodológicos provenientes da Psicologia da Saúde para aplicá-lo na assistência ao paciente oncológico, a sua família e à equipe que o assiste.

A autoestima do paciente, assim como a confiança nas pessoas que lhe acompanham são fatores importantes durante o tratamento. Quanto melhor a autoestima e a confiança na equipe, o paciente se sente mais seguro e adere com mais eficácia ao tratamento, diminuindo o risco de depressão e de crises de ansiedade em reação às dificuldades vivenciadas nesse período.

Durante o período de adoecimento, muitas vezes as reações do paciente refletem as reações dos familiares, o que lhes confere um papel fundamental. Por isso é importante que os familiares cuidadores também possam ter suas angústias acolhidas e minimizadas.

É importante que o câncer deve seja enfrentado com segurança, por uma equipe interdisciplinar, em núcleo especializado para atender a doença de forma mais humana, possibilitando a diminuição do sofrimento psíquico. O Psicólogo faz parte dessa equipe e a intervenção psicológica, através de uma escuta e um olhar diferenciados, se faz necessária como parte do tratamento, desde o momento do diagnóstico, proporcionando o atendimento integral do paciente.

O Serviço de Psico-oncologia oferecido pela Oncocentro – Clínica de Oncologia de Santa Maria – abrange o acompanhamento psicológico ao paciente com câncer e aos seus familiares nos diferentes momentos da doença e do tratamento.

O objetivo é auxiliar o paciente e seus familiares a descobrirem novos caminhos para o enfrentamento da doença, resgatando a autoestima e buscando NOVAS FORMAS DE VIVER.


Lilian Pereira
Psicóloga – CRP 07/13434
Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar; Especialista em Neuropsicologia.


 

Sem comentários

Postar um comentário