Como é realizada a avaliação da próstata

Como é realizada a avaliação da próstata

Entenda a próstata

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos. Tem a função de produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO DA PRÓSTATA?

A avaliação é feita através do PSA (Antígeno Prostático Específico) e do exame físico (toque retal) que é indispensável. O PSA mede o nível de uma substância produzida pela próstata, mas vale ressaltar que um PSA alto não necessariamente determina a presença ou ausência de câncer de próstata, pois, na maioria das vezes, os casos estão relacionados à inflamação na próstata, hiperplasia prostática benigna (crescimento da próstata) e outras condições como andar de bicicleta. Portanto, o toque retal é obrigatório na avaliação do câncer de próstata, pois tumores mais agressivos não produzem PSA.

Sem o exame físico, o diagnóstico do tumor pode não ser feito.

Para confirmar se está com câncer de próstata e se é agressivo, é necessário fazer uma biópsia da próstata guiada pela ultrassonografia transretal (USTR), um procedimento que pode causar dor e sangramentos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o exame da próstata é indicado a homens com mais de 45 anos, que tenham algum fator de risco (história familiar de câncer de próstata ou cor de pele negra) e a partir dos 50 para os demais.
Recomendamos que os riscos e benefícios do rastreamento do câncer de próstata devem ser discutidos com o seu médico.

PREVENÇÃO
A melhor forma de prevenir o câncer de próstata, assim como outros tipos de câncer, além de um diagnóstico precoce e trata-lo adequadamente, é mantendo uma vida saudável:
• pratique atividade física;
• tenha uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes;
• evite o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos;
• não fume.

TRATAMENTO
A escolha do tratamento depende de muitos fatores como a idade, doenças associadas, expectativa de vida e a agressividade do tumor. Em homens com doença localizada, tumor agressivo e expectativa de vida superior de 10 anos a cirurgia radical permanece ainda como a melhor opção para tratar.

REAVALIAÇÃO DA PRÓSTATA
A reavaliação da próstata é feita anualmente, exceto em casos de maior gravidade que é recomendado a cada seis meses.

________________________________________
Leia também: Anticorpos Monoclonais na Oncologia
________________________________________

Fontes:
• Sociedade Brasileira de Urologia
• Oncoguia


Começamos o Novembro Azul e estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas quando ao câncer de próstata. Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Roberto Felin
Médico Oncologista
Doutor em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil
Pós-Doutorado em Bioquímica Toxicológica, pela UFSM
CRM: 9751-RS
Especialidade /Área de Atuação:
ONCOLOGIA CLÍNICA – RQE Nº: 2307

Sem comentários

Postar um comentário