Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

🎗 Hoje é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, esta é uma data destinada a chamar a atenção da sociedade para a realidade atual do câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce.

⚠️Mas a luta deve ser diária. Você já buscou formas de prevenção hoje?

🔎 Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) as taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. O número estimado de casos novos de câncer de mama no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, de 73.610 casos, correspondendo a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

📍 Para a região Sul do país, a estimativa é de 3.720 novos casos para o ano de 2023 (INCA, 2023).

🧬Para o enfrentamento do câncer são necessárias ações que incluam educação em saúde em todos os níveis da sociedade sendo fundamental que todas as mulheres façam consultas periódicas ao médico, além da adoção de um estilo de vida que inclua exercícios físicos regulares, dieta saudável com baixa ingesta de alimentos ricos em gordura animal.
🖐 O autoexame continua sendo importante. Ele é essencial para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa perceber qualquer alteração. O autoexame pode ser feito visualmente e por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação.

👉 Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde por meio da palpação e, menos ainda, a mamografia.

🔎 Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.

🧿 Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

🌷 Nada mais feminino que a prevenção! Cuide-se, ame-se, previne-se! 💕

Conte conosco para sua prevenção! 🍀
🌐 www.oncocentrosm.com.br
☎️ (55) 3221-9000

Sem comentários

Postar um comentário