O que fazer para diminuir os riscos de ter câncer?

O que fazer para diminuir os riscos de ter câncer?

Essa é uma pergunta frequente aqui no consultório!

Sempre tem algo que podemos fazer para reduzir as chances de desenvolver um câncer! E aqui vão algumas dicas para os jovens:

Faça a vacina contra o HPV! No Brasil, meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos podem ser vacinados pelo SUS. A vacina protege contra os subtipos 6 e 11 (relacionados a verrugas genitais) e 16 e 18 (relacionados a 70% dos cânceres).

Para as meninas após início da atividade sexual: Mantenha o seu exame papanicolau (CP do colo uterino) em dia!

Faça exercício físico! Atividade física moderada/intensa é indicada por, no mínimo, 150 minutos semanais. O exercício auxilia na manutenção do peso, e na modulação do estresse.

Fuja dos agrotóxicos e alimente-se bem! Forneça alimentos do bem para a sua microbiota intestinal e prefira alimentos orgânicos sempre que possível!

Fique longe dos disruptores endócrinos (pelo menos, o máximo que conseguir!): Essas são substâncias encontradas em diversas embalagens plásticas (especialmente quando aquecidas) como o Bisfenol A (BPA), panelas (algumas antiaderentes possuem perfluorados, níquel, alumínio), cosméticos (ftalatos e parabenos). Esse cuidado não precisa virar uma neurose, mas não custa nada começar a olhar as embalagens e optar por produtos mais “limpos”, livres dessas substâncias.

Reduza ao máximo o consumo de álcool (óbvio, quando você puder consumir, após os 18 anos!): Reserve para momentos verdadeiramente especiais e, em pequenas doses. O consumo de álcool é considerado um fator de risco para diversos cânceres, mesmo em menores quantidades…

Conheça a história da sua família! Existem casos de câncer? Em familiares mais jovens? Quais tipos? Isso pode determinar a necessidade de uma avaliação médica mais criteriosa ou exames de rastreamento antes do período geralmente recomendado!

👉Gostou das dicas? Se você acha que algum amigo pode se beneficiar, compartilhe esse post!


Leia também: CÂNCER METASTÁTICO TEM CURA?


Dr. Carlos Roberto Felin
Médico Oncologista

CRM: 9751-RS
Especialidade /Área de Atuação:
ONCOLOGIA CLÍNICA – RQE Nº: 2307

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

1 Comentário

Postar um comentário