HPV e Câncer Cervical

HPV e Câncer Cervical

HPV e Câncer Cervical

Papilomavírus humano (HPV) é o nome de um grupo de vírus que infectam a pele. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV. Alguns tipos de HPV genital podem causar verrugas genitais, enquanto outros tipos de HPV genital estão ligados a alterações celulares anormais no colo do útero (detectadas por meio de exames de Papanicolau ) que podem levar ao câncer cervical. No entanto, esse câncer quase sempre pode ser evitado por meio de exames regulares e, se necessário, tratamento de alterações celulares anormais.

Aproximadamente 14 milhões de novos casos de HPV sexualmente transmissíveis ocorrem nos EUA a cada ano, com pelo menos 79 milhões de pessoas atualmente infectadas. A maioria das pessoas com HPV, porém, não sabe que está infectada.

Estima-se que a maioria das mulheres e homens sexualmente ativos entrará em contato com ela durante a vida. Felizmente 80 a 90% dos casos o papilomavírus humano será eliminado naturalmente.

Fatos rápidos

  • O HPV pode infectar qualquer pessoa que já teve uma relação sexual, mesmo sem penetração.
  • O HPV é transmitido através do contato pele a pele, não através da troca de fluidos corporais.
  • Na maioria dos casos, o vírus é inofensivo e a maioria das pessoas não apresenta sintomas. O corpo elimina a maioria das infecções por HPV naturalmente.
  • O HPV pode ser contraído de um parceiro, permanecer inativo e, posteriormente, ser transmitido inadvertidamente a outro parceiro sexual, incluindo o cônjuge.
  • Embora geralmente inofensivos, alguns tipos de alto risco causam alterações nas células cervicais que, se não forem detectadas a tempo, podem se transformar em câncer. A maioria das mulheres com infecção por HPV não desenvolverá câncer cervical, mas a triagem regular é importante . A triagem regular, com exames de Papanicolau e de HPV, detectará praticamente todas as alterações pré-cancerígenas e cânceres cervicais.
  • O câncer cervical geralmente leva de 10 a 20 anos ou mais para se desenvolver; mulheres que não são mais sexualmente ativas ainda devem ser rastreadas conforme recomendado .
  • As verrugas genitais também são causadas pelo HPV, mas não pelos mesmos tipos que estão ligados ao câncer cervical.
  • As verrugas de HPV que causam verrugas genitais são chamadas de tipos de baixo risco. As verrugas geralmente aparecem como uma pequena protuberância ou grupo de protuberâncias na área genital. Eles podem ser pequenos ou grandes, elevados ou planos, ou em forma de couve-flor. Se não forem tratadas, as verrugas genitais podem desaparecer, permanecer inalteradas ou aumentar de tamanho ou número. Eles não vão se transformar em câncer.
  • Os preservativos de látex podem reduzir, mas não eliminar totalmente, o risco de transmissão do HPV.
  • O HPV também está ligado a outros tipos de câncer , câncer orofaríngeo (câncer das amígdalas, parte posterior da garganta ou base da língua), câncer vulvar e vaginal e câncer peniano.

Fonte: National Cervical Cancer Coalition

Sem comentários

Postar um comentário