Farmácia Oncológica

Farmácia Oncológica

Entenda a atuação do farmacêutico oncológico

A atuação do farmacêutico está relacionada com a manipulação de quimioterápicos, com a adequação de suas atividades e espaço físico conforme as portarias vigentes, participando do Plano de Gerenciamento de Resíduos, qualificando fornecedores, atuando na gestão de estoque, desenvolvendo trabalhos científicos, acompanhando prescrições e queixas técnicas, devendo ter conhecimento dos fármacos e buscando novas informações sobre reações adversas, tempo de infusão, estabilidade e armazenamento.

Na realização de suas atividades há importante preocupação com Equipamento de Proteção Coletiva (EPC’s) e Equipamento de Proteção Individual (EPI’s). 

Equipe Multidisciplinar e Interdisciplinar

O Farmacêutico está inserido na Equipe Multidisciplinar e Interdisciplinar do serviço, observando reações adversas, participando de consultas interdisciplinares e prestando a atenção farmacêutica aos pacientes em tratamento.

O manuseio de antineoplásicos abrange os mais diversos aspectos do processo de preparação das drogas citotóxicas, desde o transporte, passando pelo momento da administração no paciente, até o seu descarte final.

Essa classe de drogas requer um cuidado especial no seu manuseio devido à sua toxicidade intrínseca e características como carcinogenicidade, genotoxicidade, teratogenia, podendo provocar riscos ocupacionais aos profissionais de saúde.

Em relação aos profissionais que manipulam antineoplásicos, a literatura evidencia casos de aparecimento de tumores secundários e de maiores chances de aparecimento de câncer, mutagenicidade, alterações genéticas e efeitos colaterais nesses trabalhadores.

Dentre os danos, estão descritas alterações no ciclo menstrual, ocorrência de aborto, malformações congênitas e danos no DNA (ácido desoxirribonucléico) em profissionais que manipulam antineoplásicos.

Dessa forma, muitas recomendações de segurança são publicadas com foco no uso de equipamentos de segurança. A visão atual é a de que esse uso deve ser acompanhado de medidas educacionais, preventivas, administrativas e até de infraestrutura, pois, mesmo com o uso desses equipamentos, já existem relatos de detecção de contaminação na superfície dos frascos de medicamentos, na parte externa do fluxo laminar a até em pontos distantes do local de preparação.

Fica evidente a necessidade da utilização de medidas de segurança pelos profissionais que manipulam antineopláscos, seja no preparo, administração, descarte de material ou manuseio de excretas de pacientes.

Para proteger o trabalhador durante o manuseio de quimioterápicos e de excretas de pacientes submetidos à quimioterapia, é considerada essencial à adoção de medidas como a utilização de capelas de fluxo laminar para o preparo de antineoplásicos e o uso de EPI corretamente, nas diversas atividades que envolvem a manipulação de quimioterápicos.

Outra função importante do farmacêutico dentro da oncologia é a farmacovigilância que desempenha papel importante junto às observações de interações medicamentosas, sendo que nesta especialidade ocorre com frequência a polifarmácia (vários fármacos usados concomitantemente).

A cada dia observa-se o surgimento de novos fármacos, estes cada vez mais potentes em relação à sua eficácia. O conhecimento das propriedades básicas dos fármacos e de sua ação farmacológica é de fundamental importância para a realização de uma terapêutica adequada, considerando que o corpo humano é um sistema complexo formado por uma infinidade de substâncias que entrarão em reação com os fármacos ingeridos.

A ação dos medicamentos antineoplásicos proporcionará uma ação para a melhora da saúde do portador de neoplasia e até mesmo a sua cura.

 

Fonte: Farmacêutica Oncocentro SM

 

Sem comentários

Postar um comentário