Pembrolizumebe recebe nova aprovação pela ANVISA

Pembrolizumebe recebe nova aprovação pela ANVISA

Pembrolizumabe combinado à quimioterapia é aprovado para o tratamento de primeira linha do câncer de esôfago e JGE avançado

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no dia 18 de outubro de 2021 uma nova indicação de tratamento com o imunoterápico pembrolizumabe em combinação à quimioterapia baseada em fluoropirimidina e platina no cenário do câncer de esôfago e da junção gastroesofágica (JGE) localmente avançado irressecável ou metastático com alta expressão de PDL-1.

Pembrolizumabe era aprovado no Brasil apenas como monoterapia para o tratamento deste tumor em pacientes previamente expostos a tratamento sistêmico prévio para a doença avançada e também com alta expressão de PDL-1.

Essa aprovação se deu baseada no estudo de fase III KEYNOTE-590, que randomizou 749 pacientes entre pembrolizumabe ou placebo combinados a quimioterapia com fluoropirimidina e platina. Aproximadamente três quartos da população avaliada possuíam tumores de histologia escamosa e cerca de metade dos pacientes possuíam alta expressão de PDL-1.

 


Veja o estudo na íntegra: Estudo de carcinoma esofágico de primeira linha com quimio vs. quimio mais pembrolizumabe (MK-3475-590 / KEYNOTE-590)


 

Fonte: Dr. Daniel Vargas P. de Almeida- VIA MOC-

Sem comentários

Postar um comentário