Pembrolizumabe recebe nova aprovação

Pembrolizumabe recebe nova aprovação

NOVA APROVAÇÃO DA ANVISA

A ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária- aprovou o Keytruda (Pembrolizumabe) como uma nova opção terapêutica para pacientes com CCR metastático com instabilidade de microssatélite alta (MSI-H) ou deficiência de enzimas de reparo (dMMR).

Trata-se da PRIMEIRA E ÚNICA indicação de um ANTI-PD-1 aprovado pela ANVISA para pacientes com câncer colorretal com as características descritas acima. 

Essa aprovação foi baseada no estudo de fase 3 KEYNOTE-177: um ensaio clínico de fase III, aberto, multicêntrico, randomizado e controlado que envolveu 307 pacientes com MSI-H ou dMMR metastático não tratados previamente não tratados ou CRC dMMR, conforme determinado pela reação em cadeia da polimerase para MSI e imuno-histoquímica para status dMMR.

O trabalho analisou a eficácia e a segurança de pembrolizumabe versus o padrão de quimioterapia mais bevacizumabe ou cetuximabe como terapia de primeira linha.

De acordo com os resultados alcançados, o Pembrolizumabe se mostrou superior no que se refere à sobrevida livre de progressão (mediana de 16.5 vs 8.2 meses; HR 0.60).

As taxas de SLP em 12 e 24 meses foram, respectivamente, 55.3% e 48.3% com pembrolizumabe versus 37.3% e 18.6% com quimioterapia.

 


Fonte: Oncologia Brasil 

Shiu, KK et al. KEYNOTE-177: Phase III randomized study of pembrolizumab versus chemotherapy for microsatellite instability-high advanced colorectal cancer.Journal of Clinical Oncology 39, no. 3_suppl (January 20, 2021) 6-6. DOI: 10.1200/JCO.2021.39.3_suppl.6  

 


Sem comentários

Postar um comentário