Mitos & Verdades

Mitos & Verdades

O câncer é uma doença e um assunto que, infelizmente, é repleto de interpretações erradas, especulações e generalizações de experiências. Ainda é comum acreditar em muitos mitos sobre a doença e deixar de lado verdades importantes que são essenciais para a prevenção e tratamento.

Quer conhecer alguns mitos e verdades sobre o câncer?

O câncer tem cura.

? VERDADE

De acordo com o INCA, em países desenvolvidos, até 50% dos casos têm cura. Para que isso aconteça, a doença precisa ser diagnostica e tratada no seu início. É importante lembrar que o tratamento é individualizado e cada paciente responde a ele de uma forma particular.

Câncer é hereditário.

? MITO

Não existe comprovação científica de que ele seja hereditário. O que acontece é que algumas pessoas podem ser mais sensíveis à ação de carcinógenos, agentes que provocam o desenvolvimento de um tumor maligno.

Micro-ondas ajuda no desenvolvimento do câncer.

? MITO

As ondas emitidas pelo equipamento não deixam os alimentos radioativos e nem trazem prejuízos à saúde, desde que usado conforme as orientações do fabricante. Quando usado em excesso, a pessoa pode vir a apresentar queimaduras ou cataratas nos olhos.

Sua alimentação pode ajudar na prevenção da doença

? VERDADE

Além de serem fontes de vitaminas, fibras e minerais as frutas, legumes e verduras são também ricos em antioxidantes. Todos esses nutrientes ajudam a preservar o bom funcionamento do organismo, inclusive, auxiliando a destruir os agentes cancerígenos.

Que tal marcar um amigo aqui para que ele também saiba disso?

? R. José Bonifácio, 2355 – Policlínica do HCAA – 11º andar salas 1101 – 1106- Santa Maria /RS
✉️ [email protected]
? (55) 3221-9000

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Há décadas, a Oncocentro está sempre do seu lado para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

 

Fonte: INCA – Instituto Nacional de Câncer

 


Leia também: Vacina contra a Covid-19


 

 

 

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Sem comentários

Postar um comentário