Câncer de Mama

Câncer de Mama

Câncer de Mama

Este é o tipo de câncer mais comum no mundo e também entre as mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama e o que mais aparece nas mulheres da região Sul do Brasil.

O QUE É?

Trata-se do desenvolvimento anormal de algumas células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

COMO IDENTIFICÁ-LO?

O sintoma mais comum é a presença de caroço no seio, com ou sem dor.  Outros sintomas: pele da mama com aspecto de casca de laranja e pequenos caroços embaixo do braço. Porém, nem todo caroço será câncer, daí a importância de se consultar um especialista. O câncer de mama tem cura quando descoberto ainda no início, por isso os exames preventivos são de extrema importância.

DETECÇÃO PRECOCE. COMO FAZER?

Toda a mulher com mais de 40 anos deve fazer o exame clinico* das mamas anualmente.

Além disso, mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer ao menos uma mamografia** a cada dois anos ou segundo recomendação médica.

  • Exame Cínico das Mamas: Realizado por médico ou profissional treinado.  Caso seja necessário, é indicada a Mamografia.
  • Mamografia: Exame simples, realizado por um aparelho chamado mamógrafo.  Permite a detecção do tumor mesmo quando ainda bem  pequeno.

QUAIS OS FATORES DE RISCO?    

A existência de um parente direto – mãe, irmã ou filha – que já tenha tido esta doença antes dos 50 anos e a anterior ocorrência de câncer em uma das mamas ou  câncer de  ovário,  em qualquer idade.

Menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos); Menopausa tardia (após os 50anos); primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (não ter tido filhos) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais 5 anos. Outros fatores incluem: a radiação ionizante em idade inferior aos 40 anos, ingestão bebida alcoólica, obesidade, principalmente no pós-menopausa, e sedentarismo.

APENAS O AUTOEXAME É SUFICIENTE PARA PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?

Não.  O autoexame auxilia no conhecimento do próprio corpo, mas é essencial que a mulher faça, pelo menos uma vez por ano, o exame clínico com um profissional de saúde, mesmo que o autoexame não mostre alterações.

CUIDADOS EXTRAS PARA A PREVENÇÃO

Ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras; praticar atividade física regular; não fumar; evitar a obesidade e a ingestão regular de bebidas alcoólicas são algumas atitudes simples que previnem não apenas o câncer, mas muitas outras doenças.

Leve uma vida saudável e seja muito mais feliz.

AUTOEXAME

Deve ser feito, preferencialmente, na semana posterior á menstruação.

Em pé, diante do espelho, observe o bico, a superfície e o contorno das mamas.

Posteriormente, levante os braços e note se com o movimento há alguma alteração do contorno e superfície das mamas.

A mão direita deverá palpar a mama esquerda e vice-versa. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com as pontas dos dedos.

Comprima os mamilos com a base á ponta na busca de alguma secreção.

Palpe as axilas na busca por nódulos. Podem ser doloridos ou não.

Caso encontre caroço ou qualquer outra alteração, procure seu médico.

 

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Esperamos que estas informações tenham ajudado você a entender melhor o câncer de pulmão.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

Sem comentários

Postar um comentário