Nova aprovação da ANVISA

Nova aprovação da ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) aprovou OPDIVO (nivolumabe) em combinação com Yervoy (ipilimumabe) para carcinoma Hepotocelular, que foram tratados anteriormente com Sorafenibe e que não são elegíveis do tratamento com regarafenibe ou ramucirumabe.

A aprovação do OPIVO (nivolumabe) em combinação com Yervoy (ipilimumabe) baseou-se no estudo de fase ½- CheckMate 040: estudo aberto, não comparativo de nivolumabe ou nivolumabe em combinação com ipilimumabe em indivíduos com carcinoma hepatocelular avançado com ou sem hepatite viral crônica.

A posologia aprovada foi com fase de indução com quatro ciclos de APDIVO (nivolumabe) 1mg/kg a cada 3 semanas (infusão intravenosa de 30 minutos) com Yervoy (ipilimumabe) 3mg/kg (infusão intravenosa de 30 minutos), no mesmo dia. Ressaltamos que o tempo de infusão do Yervoy (ipilimumabe) é diferente entre as indicações de melanoma (90 minutos) e carcinoma hepatocelular (30 minutos).

Após aos quatro ciclos da combinação, administrar OPDICO (nivolumabe) na forma de agente único em dose fixa, até a progressão da doença ou toxicidade inaceitável.

A dose fixa permite ao profissional de saúde ter liberdade de escolher o melhor para seu paciente, com a opção de utilizar OPDIVO (nivolumabe) na dose fixa de 240 mg a cada 2 semanas ou 480 mg a cada 4 semanas, administrada na forma de infusão intravenosa por 30 minutos.

O tratamento com OPDIVO (nivolumabe) em combinação com Yervoy (ipilimumabe) teve como desfecho primário TRO (Taxa de Resposta Objetiva) de 32% e proporcionou uma Sobrevida Global na medida de 22,8 meses, com perfil de segurança bem estabelecido e tolerabilidade gerenciável.

OPDIVO (nivolumabe) em combinação com Yervoy (ipilimumabe) é uma nova opção terapêutica que atende aos pacientes que não são elegíveis aos tratamentos para 2º linha disponíveis hoje (ramucirumabe e regorafenibe).

 

FONTE: Manual de Oncologia Clínica do Brasil – MOC


Leia também: Anvisa aprova avelumabe para manutenção do câncer de bexiga


 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro Santa Maria

Sem comentários

Postar um comentário