Paciente com câncer pode tomar a vacina contra a covid-19?

Paciente com câncer pode tomar a vacina contra a covid-19?

Até o momento, o Ministério da Saúde não incluiu os pacientes oncológicos no Plano Nacional de Vacinação como um dos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. E isso vem gerando muita discussão sobre a relação entre seus tratamentos contra a doença e as vacinas que estão sendo aprovadas pela ANVISA contra a Covid-19.  Afinal, esses pacientes vão poder tomar vacina?

De acordo com o médico oncologista, Felipe Ades, pessoas que estão em tratamento contra o câncer podem SIM tomar a vacina contra a covid-19, mas vai depender da tecnologia usada e do tipo de tratamento que estiver sendo feito. Conforme explica o oncologista, existem vacinas que são feitas através do vírus atenuado (vírus vivo), mas que é combatido rapidamente pela nossa imunidade antes que ele se replique, e vacinas que são feitas com fragmentos de vírus, RNA (vírus morto).

Em pacientes que estão em tratamento contra o câncer a vacina mais apropriada é a vacina de vírus inativo. Geralmente, as sessões de quimioterapia baixam muito a imunidade do paciente e a vacina de vírus atenuado pode causar uma infecção. No entanto, a eficácia da vacina pode não ser a mesma devido ao sistema imunológico estar debilitado. A recomendação é que o paciente fazer a vacina antes de iniciar o tratamento ou aguardar alguns meses após a última a quimioterapia.

Mas não fique na dúvida, cada caso é único e particular então converse com a equipe médica responsável pelo seu tratamento, eles vão avaliar qual a melhor opção de vacina para o seu caso.

 


Leia também: ANVISA aprova formulação subcutânea de daratumabe


 

Fonte: Dr. Felipe Edes MD PhD.

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

 

Sem comentários

Postar um comentário