Câncer de Estômago

Câncer de Estômago

Câncer de Estômago

Cuidar do que você come é cuidar de você. Previna-se.

O câncer de estômago, também chamado câncer gástrico, tem maior incidência entre homens por volta dos 70 anos. Na região Sul do Brasil, aparece em terceiro lugar ente os homens e, entre as mulheres, em quinto. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago. No mundo, a incidência de câncer de estômago é a quarta mais comum e é o segundo tipo de câncer que mais mata.

O que é?

O câncer de estômago é a doença em que células malignas são encontradas nos tecidos do estômago.  Os tumores do câncer de estômago se apresentam, predominantemente, sob a forma de três tipos histológicos: o adenocarcinoma, responsável por 95% dos tumores gástricos, o linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e o leiomiossarcoma.

Detecção precoce. Como fazer?

É bastante difícil de ser realizada, pois os sintomas são muito vagos e não específicos. No entanto, é importante dar atenção a desconforto abdominal persistente, sensação de plenitude gástrica, vômitos, náuseas, perda de peso sem causa aparente, anorexia e fadiga: nestes casos procure um médico especialista.

Atualmente são utilizados dois exames na detecção deste tipo de câncer: a endoscopia digestiva alta, que é o método mais eficiente, e o exame radiológico contrastado do estômago.

Quais seriam fatores de alto risco?

Algumas doenças pré-existentes podem ter forte associação com esse tipo de tumor, como anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas e infecções pela bactéria Helicobacter Pylori, presente nos alimentos e água potável. Estima-se que ela habite o estômago de cerca de70% da população no Brasil, porém somente indivíduos predispostos geneticamente são capazes de hospedar a bactéria e serem afetados. O tratamento com antimicrobianos contra a bactéria é efetivo em 98% dos casos. Além de pessoas com histórico familiar de câncer gástrico, parentes próximos já diagnosticados com câncer de estômago também representam alto risco. Escassez de carne, peixe, vitamina A, vitamina C e excesso de alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal representam um risco extra para este tipo de câncer.

Cuidados extras para a prevenção.

Uma dieta balanceada, rica em vegetais crus, fritas cítricas e fibras, desde a infância, são um ótimo meio de prevenção. Além disso, vitamina C e betacaroteno, encontramos em frutas e verduras frescas, agem como protetores naturais contra o câncer de estômago. Não fumar e evitar bebidas alcoólicas também são atitudes importantes.

 

Estimativas de novos casos:

  • 21.230, sendo 13.360 homens e 7.870 mulheres (2020 – INCA).

Número de mortes:

  • 14.761, sendo 9.387 em homens e 5.374 mulheres (2018 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM)

 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer- Inca


leia também: Câncer de Esôfago


 

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Esperamos que estas informações tenham ajudado você a entender melhor o câncer de pulmão. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

Sem comentários

Postar um comentário