Novidade no tratamento de leucemia

Novidade no tratamento de leucemia

Estudo clínico revela resultados favoráveis para tratamento da leucemia linfoide aguda sem quimioterapia

De acordo com informações do Manual de Oncologia Clínica do Brasil- MOC- o parecer de pacientes com leucemia linfoide aguda com expressão do cromossomo Filadélfia (PH+) demonstrou avanços significativos nos últimos anos a partir da introdução dos inibidores de tirosina quinase no regime terapêutico dessa doença em concomitância a terapia citotóxica.  

Agora, novos métodos de tratamento têm explorado o desenvolvimento de tratamento sem o uso de quimioterapia em pacientes com este tipo de leucemia.

 O estudo de fase II GIMEMA LAL2116 D-ALBA avaliou a combinação de dasatinibe, um inibidor de tirosina quinase de segunda geração, e blinatumomabe, um anticorpo bi-específico anti-CD3 e anti-CD19 como tratamento de primeira linha em 63 pacientes com leucemia linfoide aguda Ph+.

O estudo incluiu pacientes idosos, sem limite superior para faixa etária (população usualmente pouco representada nos estudos clínicos). Ao final da fase de indução, a taxa de resposta hematológica completa foi 98%, com taxa de resposta molecular de 29%. Não houve diferença nos desfechos entre os pacientes com fusão das proteínas p190 ou p210.

Ainda conforme o estudo, a taxa de resposta molecular foi maior após ciclos adicionais de blinatumomabe, atingindo até 81% após o quarto ciclo. Com um seguimento mediano de 18 meses, a taxa de sobrevida foi 95% e a taxa de sobrevida livre de doença 88%.  

A totalidade dos pacientes que apresentou resposta molecular ao tratamento demonstrou-se livre de doença na presente análise.

 


Veja o estudo na íntegra: Dasatinibe-Blinatumomabe para leucemia linfoblástica aguda Ph-positiva em adultos


 

Fonte: Manual de Oncologia Clínica do Brasil- MOC- 

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas.

Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário