Nivolumabe e Ipilimumabe

Nivolumabe e Ipilimumabe

 Combinação de nivolumabe e ipilimumabe é aprovada pela ANVISA

Recentemente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a aprovação da combinação dos imunoterápicos nivolumabe e ipilimumabe como terapia de primeira linha em mesotelioma pleural irressecável.

Esta aprovação foi baseada nos resultados do estudo de fase III CheckMate743, que já havia levado à aprovação da combinação dos anticorpos anti-PD-1 nivolumabe e anti-CTLA4 ipilimumabe pelo FDA (Food and Drug Administration) recentemente nos EUA.

Foram randomizados 605 pacientes com mesotelioma pleural irressecável para receber nivolumabe + ipilimumabe versus quimioterapia padrão com pemetrexede + cisplatina ou pemetrexede + carboplatina.

De acordo com a pesquisa, o tratamento com a combinação de nivolumabe e ipilimumabe reduziu em 26% o risco de morte comparado à quimioterapia, com perfil de toxicidade dentro do esperado.

 


Veja na íntegra: ANVISA aprova a combinação de nivolumabe e ipilimumabe para o tratamento do mesotelioma pleural


 

Fonte: MOC- Manual de Oncologia Clínica do Brasil 

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

 

Sem comentários

Postar um comentário