O que você precisa saber sobre a próstata

O que você precisa saber sobre a próstata

A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos. Tem a função de produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.  É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

FATORES DE RISCO

Entre os fatores de riscos propícios para o desenvolvimento da doença, podemos citar:

  • A idade (a partir dos 45 anos com histórico familiar, e a partir dos 50 anos para os demais).
  • O histórico familiar (algum parente próximo, pai/irmão, com câncer de próstata).
  • Homens de cor negra e obesos.
  • Além disso, a ingestão de alimentos ricos em gordura animal também pode estar relacionada.

SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Na grande maioria dos casos, o paciente com câncer de próstata não apresenta sintomas, a doença tem uma evolução silenciosa. O paciente só vai apresentar os sintomas quando a doença é metastática, ou seja, quando o câncer está disseminado em outras regiões do corpo, ou em casos de grau avançado, que o tumor já envolveu outras estruturas (bexiga, uretra e outros).

Vale ressaltar que situações não comuns na rotina, também merecem atenção. 

  • Levantar a noite para urinar
  • Forçar para urinar
  • Urinar diversas vezes durante o dia e noite
  • Ter incontinência urinária (não segurar a urina)
  • Ter retenção urinária (não conseguir urinar)

COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO DA PRÓSTATA?

A avaliação é feita através do PSA (Antígeno Prostático Específico) e do exame físico (toque retal) que é indispensável.

O PSA mede o nível de uma substância produzida pela próstata, mas vale ressaltar que um PSA alto não necessariamente determina a presença ou ausência de câncer de próstata, pois, na maioria das vezes, os casos estão relacionados à inflamação na próstata, hiperplasia prostática benigna (crescimento da próstata) e outras condições como andar de bicicleta. Portanto, o toque retal é obrigatório na avaliação do câncer de próstata, pois tumores mais agressivos não produzem PSA.

Sem o exame físico, o diagnóstico do tumor pode não ser feito. 

Para confirmar se está com câncer de próstata e se é agressivo, é necessário fazer uma biópsia da próstata guiada pela ultrassonografia transretal (USTR), um procedimento que pode causar dor e sangramentos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o exame da próstata é indicado a homens com mais de 45 anos, que tenham algum fator de risco (história familiar de câncer de próstata ou cor de pele negra) e a partir dos 50 para os demais.

Recomendamos que os riscos e benefícios do rastreamento do câncer de próstata devem ser discutidos com o seu médico.

 

PREVENÇÃO 

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata, assim como outros tipos de câncer, além de um diagnóstico precoce e trata-lo adequadamente, é mantendo uma vida saudável:

  • pratique atividade física;
  • tenha uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes; 
  • evite o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos;
  • não fume.

 

TRATAMENTO

A escolha do tratamento depende de muitos fatores como a idade, doenças associadas, expectativa de vida e a agressividade do tumor. Em homens com doença localizada, tumor agressivo e expectativa de vida superior de 10 anos a cirurgia radical permanece ainda como a melhor opção para tratar. 

 

REAVALIAÇÃO DA PRÓSTATA

A reavaliação da próstata é feita anualmente, exceto em casos de maior gravidade que é recomendado a cada seis meses.

 


Leia também: Anticorpos Monoclonais na Oncologia


 

Fontes:

  • Sociedade Brasileira de Urologia
  • Oncoguia

 

Começamos o Novembro Azul e estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas quando ao câncer de próstata. Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

 

 

Sem comentários

Postar um comentário