Novembro Azul

Novembro Azul

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata ainda são diagnósticos em estágios avançados.

Acreditamos que a disseminação de dados como esses podem auxiliar na desmistificação do preconceito, prevenir e, até mesmo, diagnosticar precocemente o câncer, aumentando as chances de tratamento.

⇒ Importante ressaltar que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

⇒ Sua incidência aumenta a cada ano, mas as chances de cura também têm aumentado graças ao diagnóstico precoce e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.

O que Ă© a prĂłstata?

A próstata é uma glândula, ou seja, um órgão responsável pela produção de secreções fluidas no organismo.  A glândula prostática está localizada na região pélvica do homem e tem o tamanho semelhante ao de uma noz. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra, um canal que se estende da bexiga ao pênis e por onde a urina é eliminada.

A próstata apresenta dois lados, chamados de lobos: direito e esquerdo. Sua parte superior é chamada de base, e a inferior de ápice. Os nervos responsáveis pela ereção peniana passam lateralmente à próstata, juntamente com os vasos sanguíneos que a irrigam. Essas estruturas formam em conjunto o feixe neurovascular.

Qual a função da próstata?

A próstata tem a função de produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Vale lembrar que os espermatozoides nascem nos testículos e são levados até as vesículas seminais pelos ductos, e o sêmen (líquido expedido durante a ejaculação) é construído pelos espermatozoides juntamente com as secreções das vesículas seminais (produtoras da maior parte do fluido seminal) e das glândulas periuretrais. Durante a ejaculação, ocorre contração da vesícula seminal e eliminação do sêmen através dos ductos ejaculadores, que passam pela próstata e desembocam na uretra.


Leia também: Nova aprovação de Imunoterapia



Fonte: VENCER O CĂ‚NCER DE PRĂ“STATA: EVITAR TRATAR CURAR -Fernando Cotta Maluf

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. 

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Sem comentários

Postar um comentário