?? Tratamento Câncer de Mama ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

?? Tratamento Câncer de Mama ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

?? Tratamento Câncer de Mama

Mucosite é a #inflamação da mucosa, que pode ocorrer desde a boca até a região anal. Falaremos aqui sobre mucosite #oral, que tem como característica lesões inflamatórias ou ulcerativas na cavidade oral. Ela pode ocorrer em até 40% dos pacientes submetidos à quimioterapia no geral, com exceção dos pacientes que fazem radioterapia de cabeça e pescoço concomitantemente com a quimioterapia ou dos que serão submetidos a transplante de medula óssea e recebem quimioterapia em altas doses; nesses casos o número é bem maior, podendo chegar a 85%.

A mucosite oral prejudica a qualidade de #vida do paciente, pois além de causar dor, que pode ocorrer na #mastigação ou #deglutição, dependendo de onde está a mucosite, pode atrapalhar o paciente no momento de se #alimentar e #falar.

Em casos mais graves, pode ser indicada a hospitalização do paciente para suporte #nutricional enteral ou parenteral. Dependendo da gravidade da mucosite, pode ser necessário fazer ajustes ao tratamento quimioterápico.

 

 

 

??????????:

Tanto a identificação quanto o manejo dessa condição exige atenção de toda a equipe para adotar as condutas necessárias, conforme disse no card é um trabalho para a equipe multiprofissional, onde cada um contribuirá com as demandas do paciente dentro das suas atribuições, podendo envolver: médico(a), enfermeiro(a), nutricionista, dentista, farmacêutico(a), e todos os demais profissionais que se fizerem necessários.⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Manejo de eventos adversos em pacientes com câncer de mama / Iracema Morais da Silva Coelho. – 1. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2018. Páginas 56 – 57.

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Lucas Baco – Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro 
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduado em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya

Sem comentários

Postar um comentário