Leucemia

Leucemia

O que é leucemia?

A leucemia é um câncer das primeiras células formadoras do sangue. Na grande maioria das vezes, é um câncer dos glóbulos brancos, mas algumas leucemias podem começar em outros tipos celulares (como plaquetas e glóbulos vermelho).

Quando alguém tem leucemia, a medula óssea produz um grande número de glóbulos brancos anormais que não morrem quando deveriam se aglomeram na medula óssea, invadem a corrente sanguínea e impedem o desenvolvimento das células normais do sangue.

Tipos de Leucemia

Exitem vários tipos de leucemia, que são classificados dependendo da velocidade com que as células anormais se multiplicam e da linhagem que as origina. 

  • LEUCEMIAS AGUDAS: em que as células se multiplicam rapidamente.
  • LEUCEMIAS CRÔNICAS: em que as células multiplicam lentamente. 

 

A Célula afetada pode ser de: 

  • LINHAGEM MIELOIDE: a leucemia é chamada mieloide ou mielocítica.
  • LINHAGEM LINFOIDE: a leucemia é chamada de linfoide oi linfocítica.

 

Assim, há quatro tipos de leucemia, sendo duas agudas: 

  • Leucemia mieloide aguda (LMA)
  • Leucemia linfoide aguda (LLA)

e duas crônicas: 

  • Leucemia mieloide crônica (LMC)
  • Leucemia Linfoide crônica (LLC

As leucemias agidas são compostas de células conhecidas como mieloblastos (na LMA) ou linfoblastos (na LLA), ou apenas blastos. Blastos são células jovens que , para cumprir sua função, ainda precisam amadurecer, o que não acontece adequamento.

Nas leucemias agudas, o número de blastos geralmente é grande e sua evolução costuma ser rápida quando não recebem tratamento. Já nas leucemias crônicas, há poucos ou nenhum blasto e frequentemente progridem lentamente em comparação com as leucemias agudas, mesmo sem tratamento imediato.

IMPORTANTE LEMBRAR: Todos os tipos de leucemia têm algo em comum- começam em célula da medula óssea, mas os pacientes são afetados e tratados de formas diferentes, dependendo da célula comprometida.

 


Leia também: Tudo que você precisa saber sobre o câncer de pulmão


 

Fonte: Shimada, C. S. Fast Facts – Para pacientes e cuidadores Leucemia. Partners Publishers, 2019. 

 

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

Sem comentários

Postar um comentário