Nova aprovação de Imunoterapia

Nova aprovação de Imunoterapia

Anvisa faz nova aprovação de Imunoterapia para tratar câncer de pulmão

No dia 08 de setembro de 2020, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o tratamento com o anticorpo anti-PDL-1 durvalumabe em combinação etoposídeo com cisplatina ou carboplatina como terapia de primeira linha em pacientes com câncer de pulmão de células pequenas apresentando doença extensa, conforme os resultados do estudo clínico de fase III CASPIAN.

A maioria dos pacientes com câncer de pulmão de pequenas células (CPPC) tem doença em estágio extenso na apresentação e o prognóstico permanece ruim. Recentemente, a imunoterapia demonstrou atividade clínica em SCLC em estágio extenso (ES-SCLC). 

O estudo de fase III CASPIAN avaliou durvalumabe, com ou sem tremelimumabe, em combinação com etoposídeo mais cisplatina ou carboplatina (platina-etoposídeo) em pacientes virgens de tratamento com ES-SCLC. E durvalumabe (braço 2), ou etoposídeo + platina e durvalumabe + tremelimumabe (braço 3).

Os pacientes receberam até quatro ciclos de etoposídeo de platina mais durvalumabe 1500 mg com ou sem tremelimumabe 75 mg a cada 3 semanas, seguido de manutenção de durvalumabe 1500 mg a cada 4 semanas nos grupos de imunoterapia e até seis ciclos de etoposido de platina a cada 3 semanas mais profilático irradiação craniana (critério do investigador) no grupo de etoposídeo de platina. 

O endpoint primário foi a sobrevida global na população com intenção de tratar. Nós relatamos os resultados para o grupo durvalumabe mais etoposídeo de platina versus o grupo de etoposídeo de platina de uma análise provisória planejada. A segurança foi avaliada em todos os pacientes que receberam pelo menos uma dose de seu tratamento de estudo designado. Este estudo está registrado em ClinicalTrials.gov, NCT03043872 e está em andamento.

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

De acordo com a interpretação dos resultados, durvalumabe de primeira linha mais etoposídeo de platina melhorou significativamente a sobrevida global em pacientes com ES-SCLC em comparação a um grupo de controle clinicamente relevante. As descobertas de segurança foram consistentes com os perfis de segurança conhecidos de todos os medicamentos recebidos.


Leia também: Nivolumabe é aprovado pela ANVISA para tratamento de carcinoma escamoso de esôfago avançado.


Veja o estudo na íntegra: Durvalumabe mais etoposídeo de platina versus etoposídeo de platina no tratamento de primeira linha de câncer de pulmão de células pequenas em estágio extenso (CASPIAN): um ensaio clínico de fase 3 randomizado, controlado, aberto.


Fonte: Por Dr. Daniel Vargas P. de Almeida (VIA MOC)


 

 

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

 

Sem comentários

Postar um comentário