Tipos de Leucemia

Tipos de Leucemia

Conforme citado no texto anterior, todos os tipos de leucemia têm algo em comum, começam em célula da medula óssea, mas os pacientes são afetados e tratados de formas diferentes, dependendo da célula comprometida. Entenda melhor as diferenças entre elas: 

Leucemia Mieloide Crônica (LMC)

Acontece quando o número de glóbulos vermelhos é geralmente menor que o normal, resultando em anemia, e os glóbulos brancos se multiplicam de maneira desordenada. Isso pode causar sérios problemas se o paciente não receber tratamento, pois as células, que na maioria das vezes não funcionam corretamente, substituem as células normais. Se não tratada, a contagem de células brancas pode subir tão alto que o fluxo sanguíneo diminui e a anemia se torna grave. 

Leucemia Mieloide Aguda (LMA) 

Geralmente começa nas células que se transformam em glóbulos brancos, porém pode começar em ouros tipos de células formadoras de sangue. Na LMA, a medula óssea pode produzir um grande número de blastos. Esses blastos, após amadurecerem, deveriam se transformar em glóbulos brancos (de origem mieloide); no entanto, como eles não amadurecem adequadamente, são incapazes de desempenhar suas funções como, por exemplo, evitar infecções. 

Leucemia Linfoide Aguda (LLA)

É caracterizada por uma superprodução de glóbulos brancos imaturos (de origem linfoide), denominados linfoblastos. Como a medula óssea é incapaz de produzir um número adequado de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas normais, as pessoas com LLA tornam=se mais suscetíveis a anemia, infecções recorrentes e sangramentos.  A LLA pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças de 0 a 14 naos, que representam cerca de 60% dos casos. É o tipo de câncer infantil mais comum.

Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)

A leucemia linfocítica crônica é a leucemia mais comum em adultos. A medula óssea produz muitos glóbulos brancos chamados linfócitos (origem linfoide), mas que não estão totalmente amadurecidos e, portanto, não funcionam adequadamente. Com o tempo, isso pode causar uma série de problemas, como o aumento do risco de contraiur infecções, cansaço persistente, gânglios inchados no pescoço, axilas ou virilha e sangramento ou hematomas incomuns, 

Cada um dos quatro tipos de leucemia (LMA, LLA, LMC e LLC) tem diferentes subtipos. Em outras palavras, pacientes com o mesmo tipo de leucemia podem ter formas diferentes  da doença. A idade, a saúde geral e o subtipo desempenham papel determinante na escolha do melhor plano de tratamento.

 


Lei também: A leucemia é um câncer das primeiras células formadoras do sangue. Na grande maioria das vezes, é um câncer dos glóbulos brancos, mas algumas leucemias podem começar em outros tipos celulares (como plaquetas e glóbulos vermelho).


 

Fonte: Shimada, C. S. Fast Facts – Para pacientes e cuidadores Leucemia. Partners Publishers, 2019.

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

Sem comentários

Postar um comentário