Orientações da equipe: Farmácia Oncológica

Orientações da equipe: Farmácia Oncológica

Dando sequência nas orientações da equipe ao paciente em tratamento do câncer, hoje vamos abordar a farmácia oncológica. Aqui na Oncocentro primamos pelo trabalho de profissionais altamente qualificados e responsáveis em cada função. 

» Farmácia Oncológica

A atuação do farmacêutico está relacionada com a manipulação de quimioterápicos, com a adequação de suas atividades e espaço físico conforme as portarias vigentes, participando do Plano de Gerenciamento de Resíduos, qualificando fornecedores, atuando na gestão de estoque, desenvolvendo trabalhos científicos, acompanhando prescrições e queixas técnicas, devendo ter conhecimento dos fármacos e buscando novas informações sobre reações adversas, tempo de infusão, estabilidade e armazenamento. Na realização de suas atividades há importante preocupação com Equipamento de Proteção Coletiva (EPC’s) e Equipamento de Proteção Individual (EPI’s).

O Farmacêutico está inserido na Equipe Multidisciplinar e Interdisciplinar do serviço, observando reações adversas, participando de consultas interdisciplinares e prestando a atenção farmacêutica aos pacientes em tratamento.
O manuseio de antineoplásicos abrange os mais diversos aspectos do processo de preparação das drogas citotóxicas, desde o transporte, passando pelo momento da administração no paciente, até o seu descarte final.

Essa classe de drogas requer um cuidado especial no seu manuseio devido à sua toxicidade intrínseca e características como carcinogenicidade, genotoxicidade, teratogenia, podendo provocar riscos ocupacionais aos profissionais de saúde.

Dessa forma, muitas recomendações de segurança são publicadas com foco no uso de equipamentos de segurança. A visão atual é a de que esse uso deve ser acompanhado de medidas educacionais, preventivas, administrativas e até de infraestrutura, pois, mesmo com o uso desses equipamentos, já existem relatos de detecção de contaminação na superfície dos frascos de medicamentos, na parte externa do fluxo laminar a até em pontos distantes do local de preparação.

Fica evidente a necessidade da utilização de medidas de segurança pelos profissionais que manipulam antineopláscos, seja no preparo, administração, descarte de material ou manuseio de excretas de pacientes.

Para proteger o trabalhador durante o manuseio de quimioterápicos e de excretas de pacientes submetidos à quimioterapia, é considerada essencial à adoção de medidas como a utilização de capelas de fluxo laminar para o preparo de antineoplásicos e o uso de EPI corretamente, nas diversas atividades que envolvem a manipulação de quimioterápicos.

Outra função importante do farmacêutico dentro da oncologia é a farmacovigilância que desempenha papel importante junto às observações de interações medicamentosas, sendo que nesta especialidade ocorre com freqüência a polifarmácia (vários fármacos usados concomitantemente).

A cada dia observa-se o surgimento de novos fármacos, estes cada vez mais potentes em relação à sua eficácia. O conhecimento das propriedades básicas dos fármacos e de sua ação farmacológica é de fundamental importância para a realização de uma terapêutica adequada, considerando que o corpo humano é um sistema complexo formado por uma infinidade de substâncias que entrarão em reação com os fármacos ingeridos.

A ação dos medicamentos antineoplásicos proporcionará uma ação para a melhora da saúde do portador de neoplasia e até mesmo a sua cura.

PAPEL DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DO CÂNCER

  • Manipula e gerencia os medicamentos para que sejam colocados da forma correta.
  • Preparo dos antineoplásicos.
  • Acompanha os efeitos da medicação no paciente.
  • Promove a adesão ao tratamento.
  • Avaliação das interações medicamentosas.
  • Análise de reações adversas.
  • Estimula o uso racional do medicamento. 

Veja, também, como é o trabalho da equipe de Enfermagem Oncológica.

 

Pergunte! Converse conosco, expresse seus anseios, só assim poderemos ajudá-lo e esclarecer suas dúvidas, proporcionando a você e seu familiar um perfeito entendimento quanto ao diagnóstico e a necessidade de um tratamento antineoplásico.

 

Fonte: Material fornecido pela farmácia oncológica da Oncocentro Santa Maria

 

Esperamos que estas informações tenham ajudado você a entender melhor o serviço realizado pela equipe de farmácia da Oncocentro.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico.

Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

 

Sem comentários

Postar um comentário