Compostos em alimentos processados podem causar câncer?

Compostos em alimentos processados podem causar câncer?

Para você entender melhor vamos especificar onde encontram-se essas composições e os possíveis câncer associados. 

 

GORDURAS TRANS: gordura presente em margarinas e na maioria dos produtos alimentícios industrializados. Fortemente associado ao câncer dos pulmões e órgãos reprodutivos.

RANCIDEZ OXIDATIVAS EM ÓLEOS: o processamento industrial cria rancidez (radicais livres) em óleos vegetais comerciais.

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-6: Embora necessário em pequenas quantidades, um excesso pode contribuir para o câncer. Os níveis perigosos de ácidos graxos ômega-6 são perigosos devido ao uso excessivo de óleos vegetais em dietas modernas.

GLUTAMATO MONOSSÓDICO (MSG): associado ao câncer cerebral. Encontrado em todos os alimentos processados, mesmo quando “MSG” não aparece no rótulo. Aromatizantes, misturas de especiarias e proteínas hidrolisadas contêm MSG.

ASPARTAME: Adoçante presente em alimentos e bebidas dietéticas. Associado ao câncer cerebral.

PESTICIDAS: Associado a vários tipos de câncer. Encontrado na maioria dos óleos vegetais comerciais, sucos de frutas, legumes e frutas.

HORMÔNIOS: Encontrado em animais criados confinados e em alimentos cujo ingredientes contem soja.

FLAVORIZANTES ARTIFICIAIS E CORANTES: associados a vários tipos de câncer, especialmente quando consumidos em grandes quantidades em uma dieta junk food.

CARBOIDRATOS REFINADOS: O açúcar, o xarope de milho de alta frutose, o xarope de agave e a farinha branca são desprovidos de nutrientes. O corpo usa nutrientes de outros alimentos para processar carboidratos refinados. O crescimento tumoral está associado ao consumo de açúcar.

 

Saiba como acessar a sua cura. Paz!

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Flávia Balreira. CRN2  13825
Nutricionista na Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário