CÂNCER METASTÁTICO TEM CURA?

CÂNCER METASTÁTICO TEM CURA?

CÂNCER METASTÁTICO TEM CURA?

Antes de começar qualquer tratamento contra o câncer é necessário ter algumas informações que são indispensáveis. Primeiramente, tem que conhecer com detalhes a doença, avaliar o grau da doença no momento do diagnóstico e verificar a saúde da pessoa que vai ser tratada e quais os tratamentos podem ser aceitos por ela.

CONHECER DETALHES DA DOENÇA:

Essa primeira informação se refere ao diagnóstico da doença.  Descobrir de onde o câncer de originou e quais as particularidades moleculares. Esse detalhamento vai orientar na escolha dos medicamentos na definição do tratamento.

AVALIAR O GRAU DA DOENÇA:

Essa segunda informação vai definir o propósito do tratamento. Em casos de tumores sólidos, na maioria das vezes, o tratamento vai ter por finalidade curar a doença quando ela se encontra localizada na parte do corpo onde apareceu, ou se evoluiu apenas para os linfonodos de defesa daquela região.  Em casos que a doença saiu do seu local de origem e desenvolveu metástase a distância, na maioria dos casos, o tratamento não terá como objetivo fazer a doença desaparecer de todo. Nesta situação o objetivo é diminuir e controlar a doença. É o que chamamos de tratamento para câncer metastático.

Em alguns casos que a doença é considerada pequena o tratamento é capaz de obter a cura, mas as com metástase os tratamentos têm mais o propósito de controlar sem fazer a doença desaparecer por completo.

Esta diferença tem ligação com o crescimento e comportamento celular do câncer. Tem relação com os erros que ocorrem no DNA das células cancerígenas e grupos de células diferentes dentro de um mesmo tumor. Estes erros no código genético podem gerar instruções erradas para a célula, e fazer com que uma célula normal comece a se comportar de maneira anômala, desenvolvendo-se em locais do corpo onde ela não deveria estar. Típico mecanismo que ocorre à todas as células cancerígenas.

 

Fonte: drfelipeades.com

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

1 Comentário

Postar um comentário