A importância da alimentação na prevenção do câncer

A importância da alimentação na prevenção do câncer

É alarmante a forma como o câncer cresce em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento, sendo considerado um problema de saúde pública.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou para o ano de 2030, 27 milhões de novos casos de câncer e 75 milhões de pessoas vivendo com a doença.

Para o Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no biênio 2016-2017, aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma (aproximadamente 180 mil casos novos), ocorrerá cerca de 420 mil casos novos de câncer.

Há mais de dois mil anos, Hipócrates, considerado o pai da medicina, já dizia: “Faça do seu alimento o seu medicamento e do seu medicamento o seu alimento”. Uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável criam condições para manter um corpo com saúde.

Alguns alimentos possuem substâncias consideradas anticâncer, como por exemplo, as sementes oleaginosas, frutas vermelhas, vegetais crucíferos, folhosos verde-escuro e roxos, vegetais frescos, principalmente os orgânicos.

Ingerir alimentos processados e optar por não se exercitar regularmente pode ser mais fácil, mas é necessário considerar as consequências negativas desses hábitos em longos períodos de tempo. Alguns alimentos podem fornecer substâncias que alteram o ambiente celular, a homeostase e o PH, fazendo com que as células tornem-se cancerosas e favoráveis seu crescimento desordenado, multiplicação e disseminação.

Então, nesse cenário onde o câncer aumenta a cada dia, convido-o a fazer uma reflexão, observe as escolhas que tem feito, seja alimentares, de estilo de vida, de pensamento e sentimentos. Elas estão contribuindo para sua saúde? Será que é possível melhorá-las? Que tal começar já? Faça escolhas conscientes e de acordo com seu objetivo.

Nunca é trade para se cuidar e se amar.

 

Saiba como acessar a sua cura.

Paz!

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Flávia Balreira. CRN2  13825
Nutricionista na Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário