Oncologia Personalizada, Diagnóstico-Medicamento.

Oncologia Personalizada, Diagnóstico-Medicamento.

A medicina tem evoluído a passos largos nos últimos anos, facilitando descobertas e criação de novos medicamentos. O entendimento da diversidade do câncer aliado às novas substâncias busca melhorar ainda mais os tratamentos dos diversos tipos de câncer.

Esse avanço deu espaço para o que chamamos de oncologia personalizada. Seu objetivo é aprimorar cada vez mais a maneira de como tratar a doença, permitindo que médicos definam recursos terapêuticos com base nos genes, proteínas ou outras moléculas dentro do tumor.   A técnica é diferente do tratamento tradicional, pois não segue como base o tipo de câncer que o paciente tem nem onde ele está localizado, mas sim, procura definir um tratamento que atenda às peculiaridades específicas desse câncer nesse paciente.

Esse atendimento personalizado pode reduzir muito os efeitos colaterais nocivos e aumentar a expectativa de eficácia do tratamento. Visto que, o conhecimento das características do câncer de cada indivíduo, possibilitou grande melhoria na prática clínica. Desta forma, o perfil molecular do tumor para identificar biomarcadores, nos ajuda a personalizar o tratamento, permitindo identificar pacientes elegíveis para tratamento específico.

O modelo desenvolvido de medicamento-diagnóstico iniciado com o Trastuzumabe/Her2 para câncer de mama, no final dos anos 90 nos traz uma gama de medicamentos imuno-oncológicos, especialmente desenvolvidos para cada mutação encontrada. Na oncologia do dia a dia já estamos beneficiando nossos pacientes com estes novos testes e medicamentos, cuja resposta se torna cada vez mais efetiva, personalizada e com menos efeitos colaterais.

No próximo texto falarei  sobre a Imunoterapia, uma nova abordagem no tratamento do câncer. Espero que este artigo tenha ajudado você a entender melhor o universo da oncologia. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro você encontra profissionais qualificados e empenhados para oferecer um atendimento ético e humanizado a todos pacientes e familiares.

O futuro da oncologia é promissor!!!

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

 

 

Sem comentários

Postar um comentário