Informações para o paciente oncológico

Informações para o paciente oncológico

No mundo todo há milhões de pessoas que já tiveram câncer ou estão vivendo com câncer. Mas atualmente o câncer não é mais uma sentença de morte, muitos pacientes são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por um especialista. Porém, os cânceres que não são tratados podem causar doenças graves e morte.

MAS O QUE É CÂNCER?

Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Apesar de existirem diversos tipos de câncer, todos começam com esse crescimento anormal e fora de controle das células.

  • O câncer também possui outro nome chamado neoplasia.
  • Oncologia é a ciência que estuda o câncer.
  • O profissional que trata pacientes com câncer é chamado de oncologista.

 

ENTENDENDO A DIVISÃO CELULAR E O DESENVOLVIMENTO DAS CÉLULAS COMO O CÂNCER COMEÇA?

O processo onde trilhões de células vivas compõem nosso corpo crescem, se dividem e morrem de forma ordenada é chamado de divisão celular. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado, sendo responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo humano. Durante os primeiros anos de vida, as células normais se dividem mais rapidamente para permitir nosso crescimento. Depois, na fase adulta, a maioria das células se divide apenas para substituir células desgastadas, células que morrem ou para reparar danos.

 

COMO O CÂNCER SE ESPALHA?

ENTENDENDO AS METÁSTASES

Na maioria dos casos, as células cancerígenas formam um tumor, que é o acúmulo de células infectadas e podem se espalhar para outras partes do corpo, causando diversos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo, e ao longo do tempo os tumores acabam substituindo o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.

 

ENTENDENDO OS TUMORES BENIGNOS

Nem todos os tumores são câncer, há aqueles não cancerosos denominados benignos. Eles podem causar problemas, crescendo em demasia e pressionando outros órgãos e tecidos saudáveis, mas não se espalham para outras partes do corpo, causando metástases.

 

O QUE CAUSA CÂNCER?

As causas de câncer são variadas e podem ser externas ou internas ao nosso organismo. Esses dois fatores causais estão relacionados e podem interagir de muitas maneiras, aumentando a probabilidade de células normais transformarem-se em malignas.

 

AS CAUSAS EXTERNAS

80% a 90% dos casos relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de nosso meio social e cultural. Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células de cada um de nós.

 

AS CAUSAS INTERNAS

Na maioria das vezes são hereditárias e ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético ter um importante papel na formação de tumores. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de que os membros da família tenham sido expostos a um fator de risco ambiental comum, assim como determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer.

 

OUTROS FATORES COMUNS CAUSADORES DE CÂNCER:

  • Exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele.
  • Alguns vírus podem causar leucemia.
  • Envelhecimento que ocasiona mudanças nas células, aumentando a sua vulnerabilidade à transformação maligna.
  • O cigarro pode causar câncer de pulmão.
  • Estudos sobre alguns componentes dos alimentos que ingerimos

 

O CÂNCER HOJE

  • Metade do total de homens e um terço do total de mulheres irão desenvolver câncer em algum momento de suas vidas.
  • Podemos reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer com mudanças no estilo de vida: não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável são alguns exemplos de um novo comportamento.
  • Alguns tipos de câncer são diagnosticados com exames de rastreamento, que favorecem o diagnóstico precoce da doença, encontrando melhores chances de cura do que quando é detectado em estágios mais avançados.
  • Atualmente o câncer não é mais uma sentença de morte, muitos pacientes são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por um especialista. Porém, os cânceres que não são tratados podem causar doenças graves e morte.

 

A PREVENÇÃO

No Brasil, a estimativa para 2015 aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, demonstrando o tamanho do problema do câncer no país.  O câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (69 mil), mama feminina (57 mil), cólon e reto (33 mil) e pulmão (27 mil), estômago (20 mil) e colo do útero (15 mil).

 

MEDIDAS PREVENTIVAS IMPORTANTES PARA REDUZIR A OCORRÊNCIA DO CÂNCER:

  • Controle do tabagismo, relacionadas principalmente para se evitar o câncer de pulmão;
  • A promoção da alimentação saudável, para a prevenção dos cânceres de estômago e intestino, entre outros;
  • A vacinação preventiva para evitar infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) e hepatite viral e assim se evitar respectivamente o câncer decolo do útero e de fígado.
  • De um modo geral, a adoção de estilos de vida mais saudáveis, como uma alimentação adequada e atividades físicas regulares, permitem um melhor controle dos cânceres de mama, próstata e intestino.

 

COMO DIMINUIR O RISCO DE TER CÂNCER

  • Não fume. Fumantes têm 10 vezes mais possibilidade de ter câncer de pulmão do que os que nunca fumaram. O consumo de tabaco é a causa de morte que mais pode ser prevenida hoje em dia.
  • Abandone costumes alimentares pouco saudáveis que causam obesidade. Prefira escolher alimentos com pouca gordura., que tenha fibras, grãos e frutas.
  • Faça atividades físicas regularmente e mantenha um peso adequado.
  • Evite a exposição excessiva ao sol, use sempre filtro protetor solar (FPS 15-30) e roupas que diminuam esse tipo de exposição.
  • Evite o consumo de álcool. Grandes quantidades de álcool podem provocar câncer de boca, esôfago e fígado. Consumir com moderação é um fator importante, principalmente se você também fuma.
  • Evite a exposição ocupacional, seguindo as normas de seu trabalho para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.

 

O DIAGNÓSTICO

O CIRURGIÃO ONCOLÓGICO É O PROFISSIONAL QUALIFICADO COM CONHECIMENTO PARA DAR UM DIAGNÓSTICO CORRETO, UTILIZANDO OS SEGUINTES RECURSOS:

  • sinais
  • sintomas do paciente
  • exame físico, que é essencial para determinar o estado do paciente
  • exames laboratoriais gerais e específicos
  • exames de imagem, que mostram a lesão em caso de existência da doença
  • marcadores tumorais
  • biópsia, que é a obtenção de uma amostra do tumor suspeito para exame microscópico.

 

FONTE: SBCO

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário