Rotina do Farmacêutico Oncológico: controle da temperatura

Rotina do Farmacêutico Oncológico: controle da temperatura

ROTINA DO FARMACÊUTICO ONCOLÓGICO

No post de hoje o Lucas Baco explica o controle da temperatura no armazenamento dos medicamentos oncológicos. Informação importante para quem deseja seguir nessa área na profissão.

R O T I N A: CONTROLE DE TEMPERATURA

A temperatura para medicamentos oncológicos, principalmebte os biológicos, é a condição ambiental diretamente responsável pelo maior número de alterações e deteriorações. Esse fator pode gerar um retrocesso nos tratamentos oncológicos dos pacientes, pois elevadas temperaturas são contraindicadas para esse tipo de medicamentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A alteração nas temperaturas (fora da faixa) pode induzir as reações químicas dos medicamentos biológicos, ocasionando a decomposição dos produtos e alterando sua eficácia. Salientando que os medicamentos oncológicos são frequentemente usados na dose máxima tolerada, uma vez que apresentam uma faixa terapêutica bem definida, podem ser tóxicos (sua instabilidade pode se tornar um malefício) e geralmente de alto custo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns cuidados que devem ser tomados: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔ Estocar em temperatura ambiente (15 a 30ºC) os medicamentos e insumos farmacêuticos que não exigem condições especiais de conservação, sendo ideal não ser superior a 25ºC para conforto térmico da medicação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔ Para termolábeis a temperatura é garantida por refrigerador, 2 a 8ºC, todavia, o local de manuseio e embalagem deve manter uma temperatura constante, ao redor de 20ºC.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E, também, como determina a RDC 220/04 em seu Anexo I, item 6.5.1: No caso de medicamentos que exijam condições especiais de temperatura, deve existir registro e controle de temperatura que comprovem o atendimento as exigências. ⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☆ Todos esses processos necessitam ser registrados!

Fonte: – Boas Praticas de Estocagem de Medicamentos em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_05.pdf
– SensorWeb em: https://sensorweb.com.br/a-importancia-da-temperatura-nos-medicamentos-oncologicos/
-Revista Abrale em: https://www.abrale.org.br/revista-online/terapias-biologicas-no-tratamento-oncologico/


Leia também: Certificação de Equipamentos e Ambientes


 

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Lucas Baco – Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro 
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduando em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya

 

Sem comentários

Postar um comentário