EMTA- Equipe Multiprofissional em Terapia Antineoplásica

EMTA- Equipe Multiprofissional em Terapia Antineoplásica

A multidisciplinaridade, hoje, em oncologia é fator condicionante da qualidade da assistência, pois como fruto do trabalho harmonioso e integrado se obtém uma melhor qualidade de vida dos pacientes oncológicos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Equipe Multiprofissional em Terapia Antineoplásica (EMTA) deve ser composta, conforme preconizado pela RDC 220/04, em seu Anexo I, item 4.6: “Grupo constituído, no mínimo, de profissional Farmacêutico, Enfermeiro e Médico especializado.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por óbvio, outros profissionais envolvidos no atendimento ao paciente, podem também integrar essa equipe, agregando ainda mais ao atendimento como, por exemplo, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Fisioterapeuta, entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔ A EMTA é uma instancia de discussão para tudo que envolve a terapia, desde a escolha do material, a padronização dos protocolos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como a RDC 220/04 determina, por exemplo, em seu Anexo I, item 6.2:
● A EMTA deve definir especificação técnica detalhada de todos os medicamentos, produtos farmacêuticos e produtos para a saúde necessários a TA (Terapia Antineoplásica), de modo a garantir que a aquisição atenda corretamente aos padrões de qualidade estabelecidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ou ainda em suas “atribuições gerais”, conforme Anexo III, itens 1 a 1.5:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔1.1. Executar, supervisionar e avaliar permanentemente todas as etapas da TA; ✔1.2. Criar mecanismos para o desenvolvimento da farmacovigilância, tecnovigilância e biossegurança em todas as etapas da TA; ✔1.3. Estabelecer protocolos de prescrição e acompanhamento da TA; ✔1.4. Assegurar condições adequadas de indicação, prescrição, preparação, conservação, transporte, administração e descarte da TA; ✔1.5. Capacitar os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a aplicação do procedimento, por meio de programas de educação permanente, devidamente registrados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– RDC 220/04
– Farmacêutico em Oncologia; Interfaces Administrativas e Clínicas – Rev. Pharmacia Brasileira – Março/Abril 2009

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico. Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Lucas Baco – Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro 
CRF-RS 17351
Especialista em Oncologia – UFN
Pós-graduando em Farmácia Clínica e Hospitalar – Faculdade Unyleya

Sem comentários

Postar um comentário