Entenda como funciona o exame de mamografia

Entenda como funciona o exame de mamografia

A principal finalidade do exame de mamografia é identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama. Ele detecta a doença ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura da paciente. Após os 40 anos de idade, as mulheres devem fazer o exame anualmente. Se já houver casos de câncer de mama na família, é preciso iniciar esses exames antes dessa idade.

O exame é feito no mamógrafo, que é composto por duas placas que se encontram e pressionam o seio por poucos segundos para fazer as imagens, que saem registradas em uma chapa. Nenhum preparo é necessário, exceto não ir de vestido, pois a parte de cima da roupa terá que ser removida para o exame.??

Para algumas mulheres o exame pode não ser tão confortável, pois a mama é comprimida para que possa ser feita a leitura correta do tecido mamário. Por isso, recomenda-se evitar a mamografia durante o período menstrual, quando a região pode ficar mais sensível. Outro segredo é tentar relaxar a musculatura para facilitar o bom posicionamento dos seios.

Fonte: Saúde Abril

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Mas, não fique com dúvidas, a melhor maneira de entender é conversando com seu médico. Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados.

Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

 

Sem comentários

Postar um comentário