Quimioterapia X Radioterapia

Quimioterapia X Radioterapia

Muitas pessoas não sabem, mas existem algumas diferenças entre Quimioterapia e Radioterapia. Você sabe quais são elas?

? QUIMIOTERAPIA

Este método utiliza vários medicamentos denominados como quimioterápicos, que combatem as células que estão produzindo o câncer, visando destruir os seus rastros e permitindo que estas células não se espalhem no organismo. Este tratamento pode ser realizado em conjunto com a radioterapia e/ou uma cirurgia, podendo ser ministrada de maneira isolada ou combinada. Ao utilizar medicamentos combinados na quimioterapia, diminuem-se assim os riscos de resistência a drogas, conseguindo desta forma, atingir diferentes fases de crescimento do tumor.

? RADIOTERAPIA

Aqui é tratado o local onde ainda não ocorreu metástase, isto é, que ainda não se encontra em fase avançada e nem se alastrou pelo organismo atingindo outros órgãos. Este procedimento utiliza descargas de radiações no tumor que danifica o DNA das células, impedindo assim a sua reprodução.

Os dois métodos são muito eficazes em conjunto. Enquanto a quimioterapia atua no organismo como um todo, a radioterapia visa combater uma região específica, tornando possível a interrupção da reprodução das células, e por sua vez, proporcionando a cura do paciente.

 

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. 

Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Dr. Carlos Felin – CRM 9751
Médico Oncologista – Diretor Técnico da Oncocentro

Sem comentários

Postar um comentário