Combinação de imunoterápicos é aprovada pela ANVISA para tratar câncer renal

Combinação de imunoterápicos é aprovada pela ANVISA para tratar câncer renal

[:pb]Nesta segunda-feira, 15 de outubro de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o uso combinado de imuno-oncológicos, Opdivo (nivolumabe) e Yervoy (ipilimumabe), como primeira linha de tratamento para pacientes com câncer renal avançado ou metastático, de risco intermediário ou alto, não tratados previamente.


Esta aprovação se deu após o estudo clínico de fase III, CheckMate214, apresentado na ESMO 2017, ter mostrado ganhos e uma redução do risco de morte de 37%.  De acordo com os resultados do estudo, esta combinação de imunoterápicos é o primeiro e o único tratamento a proporcionar aumento significativo de sobrevida global a pacientes com câncer renal metastático.

A Bristol-Myers Squibb, biofarmacêutica global, já tem a aprovação de Opdivo como monoterapia em segunda linha, posicionando-se como líder no tratamento do câncer renal.

De acordo com o último levantamento realizado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença que deve atingir cerca de 8.938 brasileiros em 2018 considerando a faixa etária até 74 anos. A maior parte dos casos se concentrará na população masculina, com 5.442 casos, enquanto 3.496 dos casos serão registrados em mulheres, e é o 10º tipo de câncer mais incidente no Brasil.

 O CheckMate 214 é um estudo de fase III randomizado, aberto, em pacientes com câncer renal avançado de risco intermediário ou alto não tratados anteriormente, que avaliou os resultados da combinação de Opdivo e Yervoy (425 pacientes) em comparação à terapia com sunitinibe (422 pacientes).

 


Resultados do CheckMate 214

O benefício de sobrevida global foi observado independentemente do nível de expressão de PD-L1:

  • Opdivo + Yervoy diminuiu o risco de morte para 37% versus sunitinibe. A mediana de sobrevida global (OS) ainda não foi atingida para Opdivo + Yervoy.
  • Opdivo + Yervoy também apresentou respostas duradouras, com um alto índice de resposta objetiva comparado ao sunitinibe.
  • A sobrevida livre de progressão foi de 11,6 meses para a combinação de Opdivo + Yervoy, comparado a 8,4 meses para sunitinibe.
  • Pacientes no estudo Checkmate -214 receberam quatro ciclos de Opdivo em combinação com uma baixa dose de Yervoy, seguido da terapia de manutenção à base de Opdivo.
  • No braço da combinação do estudo, 79% dos pacientes receberam todas as quatro doses de Opdivo + Yervoy e foram para a fase de monotorerapia à base de Opdivo.

 

Fonte: Oncologia Brasil

 

Esperamos que estas orientações tenham ajudado você a entender melhor esse assunto tão importante na vida do paciente oncológico.

Os textos publicados em nosso Blog têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico e tire suas dúvidas.

Aqui na Oncocentro damos suporte aos pacientes que buscam ter seus direitos assegurados. Estamos sempre atualizados e fazemos parte da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) que nos dá todo o suporte necessário.

 [:]

Sem comentários

Postar um comentário