IX Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, eu estive lá!

IX Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, eu estive lá!

[:pb]No mês de maio, entre os dias 17 e 19, ocorreu no na cidade do Rio de Janeiro o IX Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, nesse ano com o tema “As fronteiras da farmácia em oncologia: das gestões dos processos às inovações tecnológicas”. Esse evento, que é organizado pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO), trata-se de um dos mais importantes congressos nacionais voltados para profissionais farmacêuticos que atuam em oncologia, visando atualização e concretização de um trabalho sério, que demanda de dedicação e estudo.

O congresso contou com uma vasta programação científica, com temas que variaram desde questões técnicas como manipulação e área limpa, segurança do paciente, até questões de inovação tecnológica, como o advento de novas alternativas terapêuticas, os biossimilares, inovações diagnósticas através de biomarcadores, como forma de individualizar o tratamento através da imunoterapia correspondente.

Algo a ser ressaltado, por mim que estive lá, é que nós aqui na Oncocentro não perdemos em nada a um grande centro no que se diz respeito à terapia antineoplásica ambulatorial, seja por questões técnicas ou de estrutura. Temos acesso a todas as inovações apresentadas no congresso, guardadas as devidas proporções, como, por exemplo, os biomarcadores apresentados lá, que aqui, na sua maioria, já estão em uso tem algum tempo, sendo empregados sempre que possível visando otimizar ao máximo o tratamento dos nossos pacientes permitindo o emprego de terapias alvo, mas eficazes e específicas, individualizando cada caso. Outro exemplo a ser ressaltado aqui, são os imunoterápicos, que a cada dia estão mais evidentes na clínica médica como o futuro da oncologia, sobre esses podemos dizer que temos acesso e plenas condições de uso para a grande maioria desses fármacos.

Na oncologia nós aprendemos algo novo todos os dias, pois é uma área de ampla pesquisa e que a cada dia apresenta um novo modo de pensar, uma nova conduta clínica, uma nova alternativa, o que faz o profissional que escolhe atuar nessa área não parar nunca de se atualizar. Com certeza isso é um trabalho de equipe, equipe comprometida e que busca sempre o melhor para aqueles que são nossa razão de existência: os pacientes.

 

Lucas Baco – CRF/RS 17351
Farmacêutico Responsável Técnico – Oncocentro[:]

Sem comentários

Postar um comentário